terça-feira, 14 de junho de 2011

Velejada do Dia dos Namorados

No último domingo, 12/06, Dia dos Namorados, participei, com minha namorada, Luciana, do Velejaço do Dia dos Namorados organizado pelo Clube dos Jangadeiros, de Porto Alegre. Navegamos com o Duende, barco da minha família.



Achei uma excelente iniciativa essa de aproveitar a data comemorativa e incentivar os casais e famílias a navegarem juntos, participando de uma agradável confraternização. Fiquei positivamente surpreso com as duas dúzias de barcos que participaram do evento.

  A largada do velejaço foi na saída do canal de acesso ao ancoradouro do Jangadeiros.



O destino era a prainha da Ponta Grossa, a umas 4,7 milhas náuticas.


Com o vento do quadrante norte quase inexistente (uns 4 nós , no máximo), levamos aproximadamente uma hora e meia para cobrir a distância, mas ninguém estava com pressa, afinal fazia um belo dia, ensolarado, relativamente quente (considerando a época do ano).

Na chegada, após ancorarmos próximos da praia e ganharmos uma carona para terra, nos aguardava um saboroso carreteiro, que foi devidamente apreciado à sombra de um belo bosque de árvores nativas.





Depois de devidamente abastecidos, fomos dar uma volta de reconhecimento pelo local, quando encontramos alguns amigos com quem batemos um bom papo, como o Fernando "Doca" Gadret e o João Pedro Wolff.

Sobremesa saboreada, cafezinho tomado, digestão em curso - hora de tomarmos o caminho de volta, pois o fim da tarde e, com ele, o frio, chega rápido nesta época do ano.

Não tivemos a mesma sorte da vinda, em que um ventinho favorável nos empurrou - a brisa que antes havia parou por completo, o Guaíba estava um espelho e a volta seria a motor.

Já embarcados, tratamos de dobrar e guardar as velas, que não mais seriam necessárias.

Dei a partida no motor, fui para a proa recolher a âncora, que veio carregada com uns dois ou três quilos daquele lôdo denso do fundo do rio, voltei para o cockpit, engrenei o motor e... nada de sairmos do lugar.

Como a chegada tinha sido à vela, com quase nada de vento e o fundo de lodo é relativamente macio, provavelmente encalhamos, sem sentir, ao ancorar.

Tentei desencalhar com o motor, girando o barco sobre o eixo da quilha para um lado e para outro durante uns 5 minutos, mas sem sucesso.

Logo em seguida chegaram dois marinheiros do clube, a bordo de um inflável com motor de popa, para ajudar.

Alcancei para eles a adriça do balão, com um cabo preso na ponta, para que eles pudessem puxar com o bote, de modo a adernar o barco e desencalhá-lo.


Toda a operação não levou mais do que 2 ou 3 minutos. Pronto, já estávamos navegando.

Na volta fomos brindados com sobrevôos por alguns ultraleves anfíbios que estavam aproveitando o belo domingo para curtir.




Como a volta foi a motor, decidi navegar mais próximo da margem para apreciar a paisagem. Passamos bem perto do Morro do Sabiá e da face sul da Vila Conceição. Cruzamos em frente à guarderia Raia1 mas é evidente que, dada a total ausência de vento, não tinha ninguém por lá, pois tanto as pranchas de windsurf quanto os kites "gostam" mesmo é de vento forte.








Já mais para o final da tarde o famoso por-do-sol no Guaíba se fez presente, encerrando com chave de ouro um dia maravilhoso, na companhia da pessoa amada e curtindo o esporte que eu adoro.








E no finzinho ainda foi possível curtir a lua, quase cheia, que estava nascendo. E não é que, apesar de todo o carreteiro que comi no almoço, já estava começando a ficar com fome!!!



Quando estávamos quase entrando no canal de acesso ao ancoradouro vimos um praticante de SUP (Stand-up paddle - prancha a remo)  dando uma voltinha e também curtindo o por-do-sol. Esta é uma nova modalidade de esporte náutico que está "explodindo" em todos os lugares - muito legal, não é muito caro e é um exercício extremamente saudável, além de ser uma atividade relaxante.


Abraços e até a próxima.

P.S. - Fotos by Luciana de Oliveira Machado

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Começa hoje uma nova era para o setor náutico em Santa Catarina

http://www.nautica.com.br/noticias/viewnews.php?nid=ultee3f0f69f9965196245371d035b75673
"Legalização de marinas é tema de encontro em Santa Catarina
Objetivo é fazer do litoral um cenário de lazer e geração de empregos e renda

Da Palavracom Comunicação

A Associação Catarinense de Marinas (Acatmar) reúne, na próxima segunda-feira, dia 6, representantes de mais de 15 marinas do litoral catarinense buscando uma união inédita do setor no estado. O encontro será na Marina Píer 33, em Biguaçu, com o objetivo de formar um grupo coeso, ligado ao projeto Marina Legal, para reivindicar junto aos órgãos ambientais as licenças necessárias para a liberação destes espaços junto ao poder público, geralmente emperrada justamente por falta de um objetivo comum.

Unidos a profissionais do Instituto Ambiens, engenheiros, arquitetos e advogados, os representantes querem reunir todos os requisitos necessários para legalizar as marinas na costa catarinense. "Não adianta ficarmos somente reclamando. Temos que lutar pela profissionalização se quisermos aproveitar nosso litoral, gerando emprego e renda para um espaço ocioso, ao contrário de outros estados e países que realmente vêem no mar uma oportunidade para lazer e investimentos", afirma Mané Ferrari, presidente da Associação Catarinense de Marinas (Acatmar), entidade que reúne os representantes.

Reunião de representantes de marinas catarinenses
Data: 6 de junho de 2011
Local: Marina Píer 33, em Biguaçu, Santa Catarina
Horário: 14h"


Como foi noticiado no site da Revista Náutica (vide acima), realizou-se na data de hoje, na Marina Píer 33, em Biguaçú, Grande Florianópolis/SC, a reunião entre as associadas da ACATMAR que efetivamente pôs em marcha o projeto "Marina Legal", que visa a regularização das marinas catarinenses tanto no aspecto legal quanto no aspecto ambiental.


Entendemos ser, este, um passo importantíssimo na qualificação do setor, visando o crescimento quantitativo e qualitativo do turismo náutico no belo litoral catarinense, já vislumbrando uma maior visibilidade internacional em decorrência, entre outros, de eventos do calibre da Volvo Ocean Race, que em abril de 2012 terá uma de suas 9 paradas ao redor do mundo em Itajaí.


A inserção do litoral catarinense no roteiro de regatas e cruzeiros internacionais deve ser uma das metas a serem perseguidas não só pelo setor náutico como também pelo setor turístico do Estado.


E neste contexto, mais do que apenas o licenciamento ambiental, obrigação de qualquer empreendimento que impacte o ambiente, a certificação ambiental das marinas por programas internacionais como o Bandeira Azul http://www.blueflag.org/ pode trazer grandes ganhos para o setor, como a maior atratividade a turistas e barcos estrangeiros que busquem visitar locais cujo padrão ambiental seja mundialmente reconhecido.


Foi exatamente com esta visão que nos fizemos presentes à reunião, pois em parceria com a Costau Desenvolvimento estamos oferecendo consultoria e treinamento na obtenção e manutenção da certificação Bandeira Azul.


E como praticante de esportes náuticos tenho que aplaudir e incentivar iniciativas como esta, que visam difundir e qualificar a náutica como um todo.


Sucesso ao presidente Mané Ferrari e às associadas da ACATMAR nesta navegada.